Botucatu, domingo, 22 de Setembro de 2019

Colunista Antonio Roberto Mauad – Turquinho Tecnólogo em Marketing e MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades
02/08/2019

A boa e aplicável lei do competente deputado Fernando Cury



O deputado estadual Fernando Cury conquistou uma nova e relevante vitória dentro da área da saúde, para pessoas portadoras de diabetes, como eu.

O projeto de lei 965/2016, da autoria de Fernando Cury, e que foi sancionado pelo governador de São Paulo João Doria, na ultima quinta-feira 25 de julho, e transformou-se na Lei nº 17.119/2019 que assegura ao aluno diabético da rede de educação do estado de São Paulo ter um cardápio adaptado sua necessidade alimentar decorrente das nutricionais que o diabetes impõe aos seus portadores, independente de sua idade.

Como cita o deputado estadual e botucatuense da gema Fernando Cury: "esse é mais um resultado positivo de um trabalho sério da nossa Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, conquistado através da união de forças e com base nos estudos realizados por ela.”

Projeto de lei do deputado botucudo Fernando Cury, assegura cardápio especial para alunos diabéticos da rede estadual e foi sancionado pelo governador.

Prevenir o diabetes está ligado, entre outros fatores, aos cuidados na prevenção da obesidade e redução do consumo de carboidratos, especialmente no consumo do açúcar. E o cardápio a merenda escolar voltado aos pequenos e jovens portadores do diabetes proporcionar uma merenda com alimentos diferenciados, e que busca estagnar os índices, e paulatinamente reduzir a incidência do diabetes em nossos alunos sendo esta medida de absoluta e inegável necessidade, pois ira evitar uma alimentação inadequada venha a agravar o estado de saúde do aluno como, por exemplo, evitado que estes ingiram carboidrato fora da medita adequada, ou consuma açucares de forma desmedida o que gera o descontrole da taxa glicêmica, acarretando diversas complicações no quadro de saúde do aluno diabético.

Esta lei deve ser muito comemorada sendo uma conquista que vem do fruto de todo um trabalho junto ao combate do diabetes, pois é uma doença traiçoeira e silencio sendo uma das maiores causas de mortalidade em nosso país, e em especial sua relevância no estado de São Paulo!

Lei que em muito ajudará no que combate e controle do diabetes, em especial aos de crianças e adolescentes.

 

                      A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula.    Mahatma Gandhi. 1869-1948, um nome que marcou a historia e referencia como indiano.

 

Antonio Roberto Mauad – Turquinho. MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, colaborador deste jornal.


 










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.