Botucatu, domingo, 26 de Maio de 2019

Colunista Eliete Trombini Sartori Psicóloga
30/11/2016

Depressão



Depressão é um tema fácil de ser encontrado em muitos blogs, sites, artigos e até mesmo nas redes sociais, porém muitas vezes visto com certo preconceito por quem nunca passou por ela.

Explicar o que é depressão pode ser mais difícil do que se imagina. Ela vem acompanhada de muita tristeza, pessimismo, baixa autoestima, desanimo, medo, insegurança, falta de interesse pela vida. É a sensação de dor na alma e deveria ser visto com outros olhos por quem esta do lado de fora da doença.

A depressão está associada a pensamentos excessivos que acabam criando um problema, um trauma, uma barreira para viver a vida.

Pessoas com depressão precisam de ajuda e não do que a maioria sente “dó”, precisam reaprender a viver.

Elas ouvem desaforos como:

“nossa ela tem tudo na vida, como pode estar com depressão”

“nossa é possível que ela esteja com depressão, ela estava sorrindo ontem”

“isso é frescura”

Esse tipo de comentário é tudo o que uma pessoa com depressão não precisa ouvir.

A depressão é uma doença que se não tratada acaba desencadeando outras doenças, pelo fato do indivíduo não querer comer, não querer levantar da cama e até num estágio profundo da doença deixando a higiene pessoal de lado.

Mas, como várias doenças a depressão também tem cura.

O tratamento é um pouco longo e deve ser feito com a ajuda de um profissional da área de psicologia, muitas vezes necessita de medicação e um clínico geral ou um psiquiatra deve ser procurado. O tratamento pode ser associado a massagens, acupuntura e exercícios físicos.

Por ser um tratamento longo muitos acabam até desistindo é ai que entra a ajuda da família e dos amigos.

 

Foto: Divulgação










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.