Botucatu, quinta-feira, 27 de Junho de 2019

Cidade / Geral
17/05/2019

Mercado Municipal recebe exposição que resgata histórias da culinária popular



A importância histórica e simbólica do Mercadão, sua localização e a circulação do público local são um atrativo especial para os visitantes de outras regiões do Estado

 

A partir do próximo domingo, 19, o Mercado Municipal Vereador Progresso Garcia recebe a exposição Pilão, Ritual de Afeto. Aromas, sabores e técnicas de preparo têm o pilão como fio condutor nas histórias das receitas simples e saborosas de amendoim, arroz, milho e café.

Com foco na cultura popular, a curadoria, com o apoio de pesquisas de folcloristas do acervo local e do espaço do Mercado, convida o público a pensar na cultura a partir do que se come, de como se come e de que maneira se prepara o que dá forma e sabor local a determinados alimentos, ou seja, os ritos e afetos de se compartilhar comidas.

A importância histórica e simbólica do Mercado Municipal de Botucatu, sua localização e a circulação do público local são um atrativo especial para os visitantes de outras regiões do Estado conhecer aspectos curiosos da cultura local, a partir de um artefato, o Pilão. Sua relevância econômica, funcional, histórica e simbólica como instrumento de trabalho da cultura popular

Pilão, Ritual de Afeto é uma expografia composta de narrativas históricas e literárias em que o visitante poderá apreciar, com projeções audiovisuais, a quebra do arroz para a galinhada; o processo de produção da farinha de milho; o cheiro peculiar do café; o som do pilão transformando a farinha e o amendoim na deliciosa paçoca. Histórias individuais vividas ou imaginadas, que poderão ser revividas pelos visitantes. Mais que propor acesso a entidades culturais do interior paulista e a preservação da memória, a exposição é uma proposta que valoriza a finalidade das instituições, sua história e diversidade.

A Exposição é composta por objetos do acervo do Museu Padre Manoel da Nóbrega, acervo do Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, além do próprio Mercado Municipal de Botucatu, com o espaço de grãos para estimular os cinco sentidos dos visitantes, e amplia o projeto “Mercado das Artes”, da Secretaria do Verde, que oferece atividades culturais aos sábados, tais como shows, oficinas, contação de histórias, entre outros, promovidos por artistas regionais.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.