Botucatu, terça-feira, 23 de Julho de 2019

Cultura / Educação
17/04/2019

Semana Senac de Leitura terá lançamento de livro e Feira de Troca de Gibis



A proposta desta edição é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional com distribuição de livros em vários pontos da cidade

 

Sob o tema Mulheres na Literatura - leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o estado, inclusive na unidade Botucatu. A ação ocorre de 22 a 27 de abril (segunda a sexta-feira) das 9 às 21 horas, e sábado, das 9 às 13 horas. Em Botucatu o Senac atende na Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista. Informações: www.sp.senac.br/semanadeleitura

A programação inclui tradicional Feira de Troca de Livros e um encontro com a autora botucatuense Ana Laura Marins, rodas de conversas, oficinas, exposição de artes, apresentações musicais e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis. Para instigar o público a participar da iniciativa, o Senac Botucatu distribuirá livros, no dia 23 de abril, em vários pontos da cidade, como uma forma de presentear e incentivar cada vez mais o hábito da leitura. A ação ocorrerá em praças, ponto de ônibus e na rodoviária.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.

Um dos principais eventos da programação é a palestra de abertura com as escritoras Maria Vilani (mãe do cantor, rapper e compositor Criolo), Jarid Arraes e Goimar Dantas, com a mediação de Bel Santos Mayer, coordenadora de projetos de fomento à leitura, no dia 22/4, das 15 horas às 17h30, no Edifício Sede do Senac - Salão Nobre (Rua Dr. Vila Nova, 228 - Vila Buarque). Haverá transmissão simultânea para todas as unidades participantes da ação. Para acompanhar, acesse o Facebook do Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.

No Senac Botucatu, as atividades começam com a exposição Pétalas e Pérolas da Poesia Brasileira, que ocorre entre 22 e 27 de abril. Serão apresentados poemas de livros e imagens que abordam o universo feminino na literatura, realizada pelos alunos do Programa Senac de Aprendizagem. A visitação, gratuita, ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas, e aos sábados, das 8h30 às 13 horas.

Na terça-feira, dia 23/4, das 10 às 11 horas, a ação Feira Livro Livre - Desapego ocorrerá em vários pontos da cidade, para promover o acesso à informação e ao conhecimento. O Senac Botucatu disponibilizará livros em pontos de ônibus, praças e em locais de grande circulação de pessoas, com o proposito de deixar uma mensagem e um convite para a Semana Senac de Leitura.

Na quinta-feira, dia 25/4, das 15 às 16 horas, a unidade promoverá a roda de conversa Encontro com a Autora Ana Laura Marins. Com seu primeiro livro publicado aos 11 anos de idade, (O Palácio de Prata, Editora Ed. do Autor), além de outros quatro livros escritos, a botucatuense de 16 anos abordará o seu amor por contar histórias e sua paixão em escrever sobre diversos assuntos, que vão da crônica e poesia a dicas literárias.

A programação no Senac Botucatu inclui, ainda, duas atividades da roda de conversa Picnic Literário: na terça-feira, dia 23/4, das 14 às 15 horas; e na quarta-feira, dia 24/4, das 10 às 11 horas. A atividade pretende despertar no participante o hábito pela leitura, com a apresentação de textos literários. E para desenvolver a habilidade e a importância da percepção literária, a oficina Escuta ocorrerá em dois dias: na quinta-feira, dia 25/4, das 10 às 11 horas, e na sexta-feira, dia 26/4, das 15 às 16 horas.

"O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar", afirma Bartira Riguetti Calca Sanches, gerente do Senac Botucatu.

Pelo Portal Senac www.sp.senac.br/semanadeleitura, é possível conferir e programação completa. Para participar das atividades, não é necessário realizar a inscrição, mas em algumas delas, o número de vagas é limitado e será por ordem de chegada.

 

Feira de Troca de Livros e Gibis

Além de todas as atividades, a 4ª Semana Senac de Leitura terá também a tradicional Feira de Troca de Livros. Ela ocorrerá no Senac Botucatu todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas, e sábado, das 8h30 às 13 horas.

Para participar, basta o visitante levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. Em caso de dúvidas, um monitor do Senac auxiliará o público.

"A Semana Senac de Leitura tem como proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos. Para fortalecer essa iniciativa, a Feira de Troca de Livros é peça fundamental, pois incentiva as pessoas a conhecerem novas obras e outros gêneros literários", explica a gerente.

 

Programação

Feira: Livro Livre - desapego

Data: dia 23 de abril de 2019

Horário: terça-feira, das 10 às 11 horas

Serão distribuídos livros em vários pontos da cidade, como uma forma de presentear e incentivar o cada vez mais a leitura. A distribuição acontecerá em praças, ponto de ônibus, rodoviária com uma mensagem ao leitor e um convite para a Semana Senac de Leitura

 

Roda de conversa: Encontro com a autora Ana Laura Marins

Data: 25 de abril de 2019

Horário: quinta-feira, das 15 horas às 16 horas

Convidada: Ana Laura Marins, escritora botucatuense que vem se destacando na literatura. É autora do livro O Palácio de Prata e mais quatro livros.

 

Feira de Troca de Livros

Data: 23 a 28 de abril de 2019

Horário: todos os dias, das 8h30 às 21 horas, e sábado, das 8h30 às 13 horas

 

Exposição: Pétalas e Pérolas da Poesia Brasileira

Data: 22 a 27 de abril de 2019

Horário: todos os dias, das 8h30 às 21 horas, e sábado, das 8h30 às 13 horas

 

Apresentação: Show de talentos - musica Raiz com Matheus Bernardo

Data: 22 de abril de 2019

Horário: segunda-feira, das 15h30 às 16h30

 

Apresentação: Show de Talentos - música Sertaneja com o aluno David

Data: 22 de abril de 2019

Horário: segunda-feira, das 20h30 às 21 horas

 

Roda de conversa: Picnic Literário

Data: dias 23 e 24 de abril de 2019

Horário: terça-feira, das 14 às 15 horas; e quarta-feira, das 10 às 11 horas

 

Debate: Vídeo Debate - Trechos de Filmes sobre Mulheres

Data: 24 de abril de 2019

Horário: quarta-feira, das 15 às 16 horas

 

Apresentação: Dança - Grupo Oposite Way

Data: 24 de abril de 2019

Horário: quarta-feira, das 20h30 às 21 horas

 

Oficina: Escuta

Data: dias 25 e 26 de abril de 2019

Horário: quinta-feira, das 10 às 11 horas; e sexta-feira, das 15 às 16 horas

 

Encontro: Exposição Caça palavras - Mulheres na Literatura

Data: dias 25 e 26 de abril de 2019

Horário: quinta-feira, das 20h30 às 21 horas; e sexta-feira, das 10 às 11 horas











© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.