Botucatu, segunda-feira, 23 de Setembro de 2019

Cultura / Educação
23/05/2019

Alunos da Escola Municipal do Cedro participam de Programa Inventura Experience



Projeto tem como objetivo desenvolver as habilidades e competências das crianças na área de programação, além de despertar o interesse por tecnologia, inovação e empreendedorismo

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral “Hernani Donato”, localizada no Residencial Cedro, foi selecionada para participar de uma pesquisa do Programa Inventura Experience, desenvolvido pela Micro: bit Educational Foundation

A fundação é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de inspirar alunos de todo o mundo a serem inventores, tendo sua sede na Inglaterra, onde lançou o BBC micro: bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável que possibilita infinitas criações

Na manhã da última quarta-feira, 22, o Secretário Municipal de Educação, Valdir Paixão, fez o lançamento oficial do Programa, que será realizado pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, sob a tutela da professora Antônia Aparecida da Silveira.

“O Programa é totalmente gratuito. Todo o material é fornecido pela Positivo e o trabalho de pesquisa realizado com estes alunos terá duração de três meses, com o término programado para o mês de julho”, explicou Cristiane Messias, Coordenadora Pedagógica do Setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação.

No Brasil, denominado de Programa Inventura Educação 4.0 e em parceria com a empresa Positivo Tecnologia Educacional, o projeto tem como objetivo desenvolver as habilidades e competências das crianças na área de programação, além de despertar o interesse por tecnologia, inovação e empreendedorismo.

 “Estes projetos inovadores são essenciais nos processos de ensino e aprendizagem, pois incentivam o protagonismo do aluno, inserindo-os na tecnologia, trabalhando com resolução de problemas, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Estamos muito felizes por sermos selecionados para participar de um programa de cooperação internacional”, concluiu Valdir Paixão.

 

Projeto piloto de Jiu-jitsu

Também a Secretaria de Educação, em parceria com a Academia Check Matt, promoveu o lançamento de um projeto piloto de aulas de Jiu-jitsu para alunos da Rede Municipal de Ensino. O programa “Lutando para Educar” é direcionado a alunos matriculados entre os quintos e nonos anos e a primeira escola a receber a iniciativa é a EMEF Prof. Luiz Tácito Virgílio dos Santos, localizada no Jardim Flamboyant.

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Mario Pardini, do secretário de Educação, Valdir Paixão, do idealizador do projeto Claudio Guimarães da Silva e do responsável pela Academia Check Matt, Mauricio Maleta, além de pais e alunos da escola.

Inicialmente, o projeto atenderá 60 alunos (masculino e feminino) e será realizado as terças e quintas-feiras, em dois horários, às 16h30 e 17h30, nas dependências da escola. A academia, que já desenvolve este projeto social em duas instituições no Município (Nutras e Casa dos Meninos), disponibilizará gratuitamente dois professores para atender a demanda de alunos inscritos.

“A prática esportiva como instrumento educacional visa ao desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, de forma que possam ampliar as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o processo de crescimento individual e social”, afirmou o secretário Valdir Paixão.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.