Botucatu, segunda-feira, 22 de Julho de 2019

Esporte / Saúde
14/02/2019

Morte de criança com suspeita de meningite tipo B causa comoção em Botucatu



Foto - Divulgação

Spadaro diz que as pessoas que conviviam com a menina passarão por medidas de prevenção

 

A menina Maria Sophia deu entrada no pronto-socorro de um hospital particular na cidade, mas não resistiu e morreu cerca de seis horas depois do diagnóstico

 

Uma menina de 2 anos de idade morreu nesta quarta-feira (13), em Botucatu, com suspeita de meningite meningocócica, uma grave inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Segundo o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, a menina Maria Sophia deu entrada no pronto-socorro de um hospital particular na cidade, mas não resistiu e morreu cerca de seis horas depois do diagnóstico, com o quadro grave de parada cardíaca.

Como medida de prevenção, a Secretaria de Saúde determinou que todos os familiares que tinham contato mais próximo com a criança recebam uma dose do antibiótico que age contra a bactéria da meningite.

Além dos parentes, cerca de 25 crianças da creche onde a Maria Sophia estudava também vão passar por avaliação e receberão uma dose do antibiótico. Pais e crianças da escolinha que a menina frequentava também estão sendo convocados a passar por consulta.

A última vez que Botucatu registrou um caso de meningite tipo B, que os médicos suspeitam ser o sorotipo que Maria Sophia contraiu, foi em 2008. Além disso, desde 2017 o município não registra casos de meningite.

Os sintomas da meningite são febre muito alta, vômitos, dores de cabeça e perda de apetite. Autoridades de saúde de Botucatu orientam os moradores que, em caso do surgimento destes sintomas, procurem por atendimento no posto de saúde mais próximo.

 

Com G1










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.