Botucatu, domingo, 26 de Maio de 2019

Esporte / Saúde
12/03/2019

Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Unesp precisa de doações



Todos os pequenos pacientes internados no HCFMB recebem leite materno que é rico em nutrientes para os prematuros e recém-nascidos com baixo peso, ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada

 

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) está precisando de doações de leite materno. Neste início de ano, o BLH apresenta um grande déficit no número de doações, devido ao período de férias, festas de final de ano, entre outros fatores.

Para suprir a demanda da UTI Neonatal do HCFMB, são necessários cerca de 60 litros de leite humano por mês. Atualmente, o BLH está arrecadando apenas metade do necessário.

A doação pode ser feita por lactantes em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas ou façam uso excessivo de álcool. As mães que tiverem interesse em colaborar com o BLH podem entrar em contato pelos telefones: (14) 3811 6410 – (14) 99799 8289 – (14) 3811 2762. Os telefones aceitam ligações a cobrar.

O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação. As doações também podem ser retiradas em domicílio. Seja uma doadora!  Mais informações pelo link: http://www.hcfmb.unesp.br/banco-de-leite-humano-blh/

Vale lembrar que o Projeto de Resolução 004, aponta que doadoras indicadas pelo Banco de Leite Humano recebem anualmente um diploma da Câmara Municipal de Botucatu. Elas serão homenageadas no mês de maio, quando se comemora mundialmente a “Doação de Leite Humano”.

Em pronunciamento feito no Legislativo a neonatologista Saskia Ferrete explica que “doações voluntárias são indispensáveis para dar continuidade ao serviço, pois viabilizam a manutenção do aleitamento natural para grupos-alvo, constituídos, principalmente, por recém-nascidos prematuros de baixo peso e com outras intercorrências”.

 

O banco

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas foi criado em 2001 pela médica Marineuza Nunes de Souza e tem, como finalidade, incentivar, proteger e promover o aleitamento materno. O BLH é responsável pela execução de coleta, processamento e controle de qualidade do leite humano para posterior distribuição para os recém nascidos prematuros e doentes internados no Hospital das Clinicas.

Dispõe de uma sala de coleta na Enfermaria da Obstetrícia do HC para que as mães dos bebês internados na UTI Neonatal, na Unidade de Cuidados Especiais e Intermediários possam ordenhar seu leite e, assim, manter a lactação e oferecer seu leite ao bebê. Essa sala também pode ser usada por funcionárias do Hospital que retornam da licença maternidade e estão amamentando, para estarem ordenhando seu leite, congelando e levando para casa para oferecer para seu bebê enquanto estiver trabalhando. A sala de coleta fica aberta 24h. A equipe do BLH é treinada e capacitada para atender doadoras, orientar e tirar as dúvidas que possam surgir quanto a doação e a amamentação.

Com Assessoria de Imprensa – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.