Botucatu, terça-feira, 23 de Julho de 2019

Esporte / Saúde
09/04/2019

Unidades de Saúde começam Campanha de Vacinação contra Influenza



Doença é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca

 

Começa nesta quarta-feira, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Esta é a 21ª edição da campanha do Ministério da Saúde, que será realizada neste ano até o dia 31 de maio. A meta neste ano é que 90% dos grupos elegíveis sejam vacinados. O público alvo em todo o país é de aproximadamente 60 milhões de pessoas.

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Em Botucatu, a Secretaria Municipal de Saúde estima que 45.593 pessoas sejam vacinadas. Fazem parte do público alvo: 9.142 crianças, 8.850 trabalhadores da saúde, 1.293 gestantes, 213 puérperas, 17.392 idosos e 1.668 professores.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina. Em Botucatu todas as Unidades de Saúde estarão vacinando o público alvo da Campanha, em seus horários convencionais de atendimento.

 

Os grupos

- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

- Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;

- Gestantes (em qualquer idade gestacional);

- Puérperas (até 45 dias após o parto);

- Povos indígenas;

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (prescrição médica obrigatória);

- Professores das escolas públicas e privadas;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade;

- Funcionários do sistema prisional.

 

Mais informações

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 7.

Tel.: (14) 3811-1100

E-mail: saúde@botucatu.sp.gov.br










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.