Botucatu, segunda-feira, 22 de Julho de 2019

Esporte / Saúde
16/04/2019

Professor canadense desenvolve pesquisa em parceria com FMVZ/Unesp



Especialistas desenvolveu parte de um projeto de pesquisa que busca elucidar aspectos da performance reprodutiva e dos índices de fertilidade de bovinos de raças indianas e europeias em países de regiões quentes

 

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita do professor John Kastelic, da Universidade de Calgary, no Canadá, considerado um dos grandes especialistas internacionais em reprodução de bovinos.

Em sua estada na FMVZ, Kastelic desenvolveu parte de um projeto de pesquisa que busca elucidar aspectos da performance reprodutiva e dos índices de fertilidade de bovinos de raças indianas e europeias em países de regiões quentes.

O estudo é feito com apoio da Fapesp, sob a coordenação do professor João Carlos Pinheiro Ferreira, em parceria com o Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária da FMVZ, com a colaboração da equipe do professor Francisco José Teixeira Neto, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ.

O professor Kastelic  já realizou diversos trabalhos em colaboração com pesquisadores brasileiros, tendo atuado inclusive como pesquisador visitante na Embrapa, em São Carlos. Durante o seu período em Botucatu, o professor Kastelic deu entrevistas ao programa Nosso Campo, da TV TEM e autou como professor visitante junto ao Programa de Pós-graduação de Biotecnologia Animal da FMVZ, ministrando duas disciplinas, desenvolvendo pesquisa e aproveitando para discutir a consolidação de parcerias de pesquisa.

 

Delegação francesa

Também a FMVZ) recebeu a visita de uma delegação de representantes da VetAgro Sup, a primeira escola de Medicina Veterinária do mundo, criada em 1761 e sediada em Lyon, França.

Os professores Gilles Brunschwig, da área de Engenharia Agronômica, e Agnès Leblond, da área de Medicina Veterinária, vieram acompanhados de Margaux Meysonnet, responsável pela área de Relações Internacionais da instituição.

A delegação foi recebida pela professora Jane Megid, coordenadora do programa CAPES/Brafagri na FMVZ. A seguir, participaram de uma reunião com os professores Celso Antonio Rodrigues e Cezinande de Meira, respectivamente diretor e vice-diretor da Faculdade, além do Supervisor do Hospital Veterinário, coordenadores dos cursos de graduação da FMVZ, membros do Comitê Local de Internacionalização e docentes representantes da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp.

No encontro, foram apresentados os cursos oferecidos, a estrutura e as ações de internacionalização executadas por ambas as instituições, com o intuito de fortalecer a mobilidade acadêmica entre as duas escolas por intermédio do programa CAPES/Brafagri, do qual participam também as outras três escolas de Medicina Veterinária francesas.

A delegação teve a oportunidade de conhecer os serviços e as instalações do Hospital Veterinário da FMVZ e fizeram uma visita às fazendas Lageado e Edgardia, onde puderam conhecer as diversas áreas de ensino e pesquisa da FMVZ e da FCA.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.