Botucatu, segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Política
06/06/2018

Academia de Letras de Botucatu pode ganhar espaço para guardar seu acervo



Autora da propositura aponta que grande parte da história de nosso município está guardada na Secretaria de Educação, um acervo que foi formado graças a um trabalho de pesquisa e organização realizado pelos acadêmicos

 

Três solicitações para o eixo “Cultura” foram formalizadas em sessão legislativa pela vereadora Alessandra Lucchesi de Oliveira (PSDB). No requerimento 460, ela solicita que o Poder Executivo estude a possibilidade de disponibilizar um espaço físico exclusivo e adequado para acolher a biblioteca da Academia Botucatuense de Letras (ABL), com área para pesquisa acessível aos membros da Academia e à sociedade em geral. Hoje o acervo da ABL está em uma sala no prédio da Secretaria de Educação.

“Grande parte da história de nosso município está guardada nessa biblioteca, um acervo que foi formado graças a um árduo e inquestionável trabalho de pesquisa e organização realizado pelos membros da ABL, ilustres pensadores e historiadores de nossa cidade. Temos que pensar num local adequado para armazenar e proteger esses documentos”, defende a vereadora.

Já no requerimento 461 a parlamentar  sugere que a  secretária da Cultura, Maria Cristina Cury Ramos: que a Secretaria organize periodicamente eventos culturais gratuitos à população, agrupando as diversas instituições de Botucatu que já promovem atividades artísticas (música, dança, banda, coral, por exemplo).

A ideia é que os espaços públicos (Casa da Juventude, Cine Teatro Neli, Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” e Praça da Juventude, entre outros) acolham apresentações artísticas, como “Encontro de Bandas e Fanfarras”, “Apresentação de Corais de Botucatu” e “Festival de Danças”. “Se forem realizados rotineiramente, além de servirem como incentivo aos ‘artistas’ e instituições da cidade, esses eventos vão atrair um número maior de pessoas para prestigiar atividades artísticas, fomentando a cultura em Botucatu”, observa.

Já no requerimento 464, a solicitação é que o Poder Executivo reforme as instalações físicas, hidráulicas e elétricas do Cine Teatro Neli, garantindo que o prédio tenha o funcionamento adequado e a segurança e o bem-estar da população e dos artistas que ali se apresentam.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.