Botucatu, terça-feira, 18 de Junho de 2019

Política
12/06/2019

Parlamentar sugere instalação de “bueiro inteligente” para evitar enchentes



Um dos pontos onde ocorrem enchentes frequentes fica na região do terminal rodoviário

 

A finalidade é melhorar o ambiente, limitando a quantidade de lixo sólido que vai para os rios; reduzir o custo de manutenção, porque as equipes só o visitam quando ele está cheio; e tem um impacto positivo na vida da população, já que evita enchentes

 

Com a justificativa de oferecer melhorias de infraestrutura e modernização dos serviços em busca da preservação ambiental, o vereador Izaias Colino (PSDB) apresentou uma propositura solicitando proteção nos bueiros da cidade, sugerindo ao Executivo a instalação de “bueiros inteligentes”. A resposta a esse pedido deverá acontecer nos próximos dias.

O dispositivo se trata de um filtro instalado no interior dos bueiros, impedindo o entupimento e evitando também que o lixo termine por poluir rios e córregos. A finalidade é melhorar o ambiente, limitando a quantidade de lixo sólido que vai para os rios; reduzir o custo de manutenção, porque as equipes só o visitam quando ele está cheio; e tem um impacto positivo na vida da população, já que evita enchentes.

De acordo com o vereador, essa solução já é utilizada em outras cidades e tem dado resultado. “Os bueiros entupidos são, em geral, os responsáveis por ocorrência de enchentes e alagamentos. Lotados de lixo, eles não cumprem sua função de escoar a água. Produzido com material termoplástico, ele age como uma peneira, permitindo a passagem de água, mas retendo lixo, galhos e folhas, evitado assim que o lixo termine por poluir rios e córregos”, comenta Colino.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.