Botucatu, quarta-feira, 17 de Julho de 2019

Turismo / Meio Ambiente
31/10/2017

Escola do Meio Ambiente lança cartilha sobre animais silvestres



Obra foi produzida pela professora Elizabeth dos Santos Schimidt,  resultado de um trabalho iniciado em 2012, com levantamento dos animais que vivem e que passam pela floresta da escola, através das pegadas e vestígios deixados na mata

 

A Escola do Meio Ambiente (EMA), vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Botucatu, está lançando a quinta edição da cartilha “Escola do Meio Ambiente: com VIDA”. A publicação apresenta toda a diversidade de animais silvestres existentes na Floresta Irmãos Villas-Boas, área de 8 hectares ao redor da escola.

A cartilha foi produzida pela professora Elizabeth dos Santos Schimidt, do Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp de Botucatu e é o resultado de um trabalho iniciado em 2012. Foi realizado um levantamento dos animais que vivem e que passam pela floresta da escola, através das pegadas e vestígios deixados na mata.

A publicação apresenta informações, descrições e ilustrações dos animais. A cartilha busca despertar nas crianças o interesse pela fauna silvestre utilizando histórias que têm os animais como personagens, elaboradas pela professora Elizabeth. A ilustração da cartilha ficou por conta da bióloga e ilustradora da EMA, Sibele Gimenez Martins, com desenhos de Anna Clara Nicolini Gabriel, de 13 anos.

“Podemos dizer que, no universo da literatura infantil, é incipiente o trabalho de divulgação sobre os animais da fauna nacional. Desta forma, a cartilha mostra-se um importante veículo para se divulgar os animais brasileiros”, comenta a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

A cartilha foi apresentada em uma conferência no evento Marie Curie Alumni Association Brazil-Europe Workhop, realizado na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís, de 27 a 29 de setembro.  A tiragem de mil exemplares será distribuída para os alunos do terceiro ano de ensino fundamental da Rede Municipal de Botucatu e região.

 

Sobre a EMA

A Escola do Meio Ambiente (EMA está localizada no Jardim Aeroporto, numa área que contempla remanescentes de Mata Atlântica, Cerrado e nascentes do Ribeirão Lavapés. Suas atividades estão sedimentadas em três pilares principais: trilhas temáticas interpretativas, vivências socioambientais e pesquisas científicas. A EMA recebe anualmente cerca de 15 mil alunos da rede de ensino do Município.

A Escola do Meio Ambiente tem reconhecido seu trabalho em nível nacional e internacional. Em 2009 a escola recebeu o selo Aqui se Brinca, da Unilever e em 2010, recebeu a certificação de escola associada à Unesco.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.