Botucatu, segunda-feira, 23 de Setembro de 2019

Turismo / Meio Ambiente
29/03/2018

Guarda Municipal flagra mais um crime contra o Meio Ambiente em estrada rural



Homem conduzindo um Fiat com uma carretinha engatada havia descartado lixos diversos, porém,  o denunciante anotou placa do carro e através dela os agentes municipais localizaram o responsável

 

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA),  da Guarda Civil Municipal (GCM), com o inspetor Carlos e agente Da Silva, atendeu a uma denúncia anônima sobre um cidadão que estaria cometendo crime contra o Meio Ambiente, descartando, irregularmente, resíduos pela estrada que dá acesso do Jardim do Bosque, Bairro Altos da Serra.

No local um homem conduzindo um Fiat com uma carretinha engatada havia descartado lixos diversos, como: televisor, entulhos, colchões e roupas velhas. Porém,  o denunciante anotou placa do carro e através dela os agentes municipais localizaram o infrator que mora no Bairro Santa Maria.

Inicialmente ele negou ser o responsável pelo descarte irregular, mas diante das evidências apresentadas pelos agentes municipais acabou reconhecendo o crime e assumiu o compromisso de recolher todo material inservível que havia descartado. Foi lavrado o auto de constatação conforme a Lei Ambiental Municipal vigente.

Essa recente ocorrência do GPA não foi um caso isolado. Apesar de existir uma lei específica que prevê punição aos infratores  muitas pessoas continuam  desrespeitando o Meio Ambiente usando a periferia e a zona rural do município de Botucatu  para o descarte irregular de todo tipo de material como: sofás, colchões, travesseiros, garrafas, restos de materiais de construção, pneus, madeira, papelão, latas, porcelana, móveis e até roupas.  Já foi flagrado descarte irregular de entulhos na região do Jardim Centenário, Residencial Convívio,  Anhumas, Toledo,  Pátio 8,  Araquá,  Estrada Geraldo Biral, entre muitas outras.

Essa tipificação de crime, além de agredir o meio ambiente, oferece riscos à saúde pública e interfere na paisagem de forma negativa. Por isso o GPA está realizando um trabalho, identificado locais onde as pessoas estão fazendo o descarte de materiais inservíveis. Todos os casos estão sendo enviados à Secretaria do Verde para as medidas cabíveis.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.