Recentemente a Secretaria Adjunta de Turismo disponibilizou para o Museu do Café da Fazenda Lageado um display " />
 
 
Botucatu, segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Turismo / Meio Ambiente
01/11/2018

Museu do Café instala display para divulgar o turismo da cidade de Botucatu



Recentemente a Secretaria Adjunta de Turismo disponibilizou para o Museu do Café da Fazenda Lageado um display confeccionado em tecido, com bolsos em plástico para acondicionar material de divulgação do turismo em nossa cidade. Dispositivo foi instalado logo na entrada da varanda do prédio do Museu para facilitar o oferecimento do material para nossos visitantes.

A ideia partiu do Conselho Municipal de Turismo – Comutur, e foi confeccionado pela Casa do Artesão. A intenção é instalar esses displays em postos de gasolina e outros estabelecimento objetivando facilitar o acesso às informações sobre a cidade de Botucatu. O display instalado no Museu tem sido bastante utilizado pelos nossos milhares de visitantes demonstrando que a ideia está aprovada. A Coordenador agradece, mais uma vez, a Secretaria Adjunta de Turismo pelo apoio.

 

Rose Aydar

Ainda sobre o Museu do Café vale destacar a exposição de esculturas da artista Rose Aydar denominada “O Fascínio da Escultura” foi visitada por 3.606 visitantes. A exposição trouxe algumas peças da artista, além de uma sequência mostrando as diversas etapas da confecção de uma escultura em bronze. Além do material exposto o visitante também pode apreciar um filme com o trabalho da artista, sendo exibido em uma televisão.  Rose Aydar é artista exclusiva da Cia Arte Cultura de São Paulo.

Além dos visitantes muitos alunos de escolas da cidade e da região, em visita ao Museu, puderam conhecer o trabalho da artista. Segundo o coordenador do núcleo, Eduardo Candeias,  o Museu vem trabalhando com exposições desde 2010 e com isso trazendo para a cidade artistas reconhecidos, o que permite levar aos visitantes conhecimento sobre cultura, arte e história. “O Espaço Cultural do Museu já se tornou referência pois as exposições permanecem normalmente por 30 dias e são renovadas constantemente”, disse.

A Secretaria Adjunta de Turismo na pessoa do Secretário Guto Tecchio emprestou a televisão para apresentar o vídeo da mostra. Agradecimento especial a artista Rose Aydar que gentilmente concordou em trazer seu magnifico trabalho para o nosso Museu e a Cia Arte Cultura de São Paulo, da qual Rose é artista exclusiva.

 

Gabriel Reis

Dando continuidade às exposições, o Museu abriu no último dia 19 a mostra de telas do artista Gabriel Reis, denominada “Inquietos Perfis”. Miguel é de Atibaia, mas trabalha e estuda em São Paulo. Gabriel cursa a Escola Panamericana de Artes e já realizou várias exposições, dentre as quais em 2017 na Incubadora de Artista de Atibaia, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em 2018 no Memorial da América Latina, na Galeria Arte e Cultura, no Salão de Artes de Arceburgo/MG, no VII Salão SiNAP/AIAP/SP e na incubadora de artistas em Atibaia.

Segundo Oscar D’ Ambrosio que responde pela curadoria da mostra "a obra plástica de Gabriel Reis traz para essa discussão a destruição e a deformação dos rostos como forma de questionar as possibilidades de conhecimento do mundo cristalizadas. Quando uma cara é desfigurada dentro daquilo que dela se espera tradicionalmente, são abertas camadas de leituras". A mostra permanecerá até dia 19 de novembro, podendo ser visitada no horário de funcionamento do Museu, de segunda a sexta e nos feriados das 8 às 17 horas, aos sábados e domingos das 12 às 18 horas. Com essa mostra o Museu registra 61 exposições desde 2010.

 

Visita

Dia 27 Gabriel Reis seus pais e irmãos vieram visitar a mostra no Museu. Acompanhado pelo Coordenador do Núcleo conheceram os itens do acervo e, principalmente dedicaram atenção especial as obras expostas e ao acervo de telas doadas para o Museu. Na saída Miguel aproveitou para dar uma passadinha no Fórum das Artes, onde ocorre a mostra coletiva “Conexões” para conferir uma de suas obras que integra essa mostra.

 

Números

O museu fechou o mês de outubro com 2.291 visitantes. Somando esses números ao acumulado no ano chega-se a marca de 22.871. Já o acumulado do período de janeiro de 2006 a outubro de 2018 atinge a marca de 258.995 visitantes.

 










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.