Botucatu, sábado, 20 de Julho de 2019

Turismo / Meio Ambiente
15/03/2019

Botucatu poderá perder Unidade Regional de Atendimento Técnico do Ibama



URAT de Botucatu é subordinada Núcleo Regional de Programas e Projetos do Ibama sediado em Sorocaba e atende 15 municípios da região, na área de Meio Ambiente

 

Atualmente prestando atendimento em uma das alas do prédio do Poupatempo Ambiental de Botucatu, no Jardim Paraíso, a Unidade Regional de Atendimento Técnico (URAT), ligada ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Produtos Renováveis (Ibama), está na iminência de ser desativada, de acordo com fontes do Alpha Noticias.  São 15 municípios da região atendidos pela regional de Botucatu.

A URAT de Botucatu é um “braço” do Núcleo Regional de Programas e Projetos do Ibama sediado em Sorocaba, ligado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, pasta administrada por Marcos Penido. A desativação faz parte de um programa de centralização dos trabalhos na regional de Sorocaba, proposta pelo governador João Dória.

Em Botucatu a URAT atende casos de conciliação de multas de crimes contra o Meio Ambiente (caça, pesca, desmatamento, incêndio, entre outros), proteção a APP - Área de Proteção Permanente (como preservação de nascentes e matas nativas), preservação da fauna e flora silvestre, atendimento aos criadores preservacionistas de aves, entre outros.

A unidade em Botucatu, atende de segunda a sexta-feira, no horário comercial e conta com quatro funcionários e duas secretárias estagiárias que fazem parte do quadro de contratados da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, e que deverão ser transferidos ou exonerados. A desativação ainda não foi, oficialmente, publicada no Diário Oficial pelo governador do Estado.

O estado é dividido em 9 Núcleos Regionais de Programas e Projetos, com 5 URATs, que atendem todo interior paulista. Além de Sorocaba, os Núcleos estão em Araçatuba, Campinas (URAT de Limeira), Bauru (URAT de Marília), Presidente Prudente, Registro (URAT de Santos), Ribeiro Preto (URATs de Franca e São Carlos), São José do Rio Preto e São Paulo.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.